quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Universidade do Estado da Bahia capacita Policiais Militares para atender turistas

O pedido para a realização do curso foi feito pelo comandante-geral da PM, coronel Nilton Mascarenhas, ao reitor da universidade, Lourisvaldo Valentim, que atendeu à solicitação e designou a Associação dos Ex-Alunos (Unex) da UNEB para coordenar as ações.

O objetivo da PM e da UNEB é de ampliar essa parceria para capacitar, até a Copa do Mundo de 2014, cerca de cinco mil policiais. Salvador é uma das 12 cidades-sede do mundial.


Reitor Valentim parabenizou Leonardo Cunha (Unex). Foto: Victor Seabra/Ascom
“É muito gratificante para a UNEB poder contribuir, mais uma vez, com a qualificação profissional da Polícia Militar. Especialmente agora que vamos ajudar a preparar melhor os policiais para receber bem o turista. Parabenizo o governo do estado, o comando da PM e a nossa Unex por essa iniciativa, que vai valorizar a imagem da Bahia aos olhos dos visitantes”, destacou o reitor Valentim.

O curso, que está sendo oferecido gratuitamente, acontece na sede da Academia da Polícia Militar na Avenida Dendezeiros, na Cidade Baixa, na capital. As aulas são intensivas e terão duração de oito meses, perfazendo um total de 180 horas-aula

Segundo Leonardo Cunha, presidente da Unex, a intenção é preparar os agentes para que sejam capazes de desenvolver o diálogo em inglês e orientar os visitantes em diversas situações cotidianas.

“O foco do curso é a conversação. Queremos não apenas preparar os militares para as competições esportivas que vão acontecer no país, mas para qualquer demanda ou evento turístico do estado. A exemplo do Carnaval, que atrai milhares de estrangeiros”, ressaltou Leonardo.

Projeto-piloto
No início do ano, a Unex e a PM lançaram o projeto-piloto do curso, que inicialmente vai capacitar 50 policiais militares.

Capitão responsável por coordenar o curso pela PM, Alexsandro Oliveira avalia a iniciativa no estado como diferenciada: “A ação denota a preocupação do comando-geral e do governo estadual em investir e valorizar o efetivo da Polícia Militar. Vamos investir nesse sentido.”

Capitão Oliveira completou: “Como é que o cliente pode ser bem tratado, se ele não for entendido?”


Cátia Mendes prometeu aprender o idioma: “Não falo nada de inglês". Foto: Mateus Pereira/Agecom
Com 10 anos de serviços prestados à corporação, a sargento Cátia Mendes pretende se dedicar ao máximo a essa oportunidade.

“Não tenho nenhuma base em inglês. É interessante saber pelo menos o básico. No dia a dia lidamos com turistas e precisamos nos comunicar da melhor forma. Temos muitas dificuldades, principalmente em pontos com grande fluxo de visitantes”, explicou Cátia.

Parceria antiga
A parceria entre UNEB e a Polícia Militar da Bahia tem sido fortalecida ao longo dos últimos anos. A universidade realiza o Concurso Público para Curso de Formação de Oficiais Policiais Militares (CFOPM), que conta com cerca de nove mil inscritos em cada seleção.

Além do CFOPM, a UNEB desenvolve dezenas de projetos em parceria com a PM. Exemplo disso é que desde 1996 a universidade participa do sistema de ensino da polícia, através dos cursos de especialização em segurança pública e gestão de segurança pública.

Fonte: Portal Universidade

Nenhum comentário: