segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Sedes realiza ações durante a Semana Mundial da Alimentação

A Semana Mundial da Alimentação será comemorada, de terça-feira a quinta-feira (19 a 22), com atividades educativas, como palestras a respeito da importância da alimentação saudável, e com a verificação do índice de massa corporal das pessoas que utilizam os Restaurantes Populares. Os eventos serão realizados pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) nos Restaurantes Populares e nos Centros Sociais Urbanos (CSU’s) da Liberdade, Mussurunga e Narandiba, em Salvador, por meio da Superintendência de Inclusão e Assistência Alimentar (SIAA). As verificações de massa corporal serão feitas por estudantes de nutrição das faculdades Unijorge e Unime, acompanhados de profissionais da área de nutrição.

Segundo a superintendente da SIAA, Ana Torquato, além de comemorar, a intenção é alertar e conscientizar a opinião pública quanto às questões globais relacionadas à nutrição e alimentação e para que se reflita sobre a situação alimentar no Brasil.

Semana Mundial da Alimentação - No fim de semana, a Sedes também apoiou o 2º Congresso de Nutrição da Bahia, o Bahianut, realizado nos dias 15, 16 e 17 de outubro no Centro de Convenções, com o objetivo de contribuir com a formação e capacitação de recursos humanos para promoção de alimentação saudável e com o desenvolvimento das Ciências dos Alimentos e da Nutrição.

A secretária da Sedes, Arany Santana, foi representada na mesa de abertura no dia 16 de outubro por Ana Torquato e pela assessora e secretária executiva do Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiza Trabuco, que participou da mesa redonda com o tema “A construção de uma Política Estadual da SAN na Bahia”.

“Unidos Contra a Fome” foi o tema escolhido para este ano pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) baseado na existência de cerca de um bilhão de pessoas no mundo passando fome. No Brasil, apesar dos avanços alcançados por meio das políticas públicas, há muitos brasileiros que ainda convivem com esse flagelo social.

Programação - Nos dias 19 e 20, os estudantes de nutrição estarão verificando o Índice de massa corporal nos Restaurantes Populares do Comércio e da Liberdade. Já as atividades nos CSU’s da capital acontecerão nos dias 20, 21, e 22 deste mês com palestra sobre a importância da alimentação saudável.

--
Vitor Alves de Fernandes
(Ascom/Sedes)
Celular: + 55 71 8878 9657
Fixo: + 55 71 3115 9882
E-mail: vitorfernandes@sedesba.ba.gov.br
MSN: vitoalves21@hotmail.com
Site: www.sedes.ba.gov.br

Nenhum comentário: