terça-feira, 28 de setembro de 2010

Movimento negro faz Caminhada pela Igualdade

Entidades do Movimento Negro na Bahia estão convocando a população para a Caminhada pela Igualdade que realizarão na quinta-feira (30), a partir das 16 horas, saindo do Campo Grande até a Praça Municipal.

A caminhada faz parte da luta pela igualdade de direitos, a principal bandeira do Movimento Negro, e será liderada por representações do Olodum, Malê de Balê, os Negões, Muzenza, Cortejo Afro, Okambi, Afoxé Filhos do Congo, Ilê Aiê, União de Negros pela Igualdade (Unegro) e Coletivo de Entidades Negras (CEN). O evento será aberto por religiosos de matriz africana e contará com a participação de representantes políticos e com apresentações artísticas.

O presidente do Bloco Afro Olodum, João Jorge Santos Rodrigues(na foto ao lado de Wagner), ressalta que depois de mais de 300 anos de escravidão no Brasil, o negro ainda precisa de reparação social. A luta, diz ele, "é por igualdade em todas as diversidades, por melhores escolas, atendimento à saúde, empregos, respeito. E nesse caminho o movimento reconhece que já aconteceram consideráveis mudanças".
Como símbolo de resistência e de luta será comemorado também na caminhada os 212 anos da Revolta dos Búzios. "Apesar de ser uma história passada e vivida na Bahia, é assunto nacional. A Revolta dos Búzios é a base dos direitos humanos no Brasil. Foi a primeira vez que se escreveu um documento em que se falava de oportunidades iguais no país", diz João Jorge.

Nenhum comentário: