Por Jorge Barbosa *
A conquista da democracia é de fundamental importância para os trabalhadores, contudo, precisamos entender que vivemos numa democracia burguesa, onde os valores da classe dominante permeiam as relações sociais e não é diferente durante o debate eleitoral, onde independentemente dos valores políticos ideológicos dos candidatos, os recursos destinados às campanhas geralmente definem a possibilidade de eleição dos concorrentes.
Neste contexto, o trabalhador deve refletir sobre a história e, sobretudo, acerca da postura e das ideias dos candidatos. Não podemos nos esquecer dos anos que fomos governados por presidentes e governadores vinculados às demandas do capital e as teses neoliberais. Padecemos com o desemprego, arrocho salarial, privatizações e o ataque aos direitos dos trabalhadores. Portanto, devemos votar em candidatos comprometidos com o projeto de desenvolvimento nacional, valorização do trabalho, fortalecimento da democracia e postura independente no cenário internacional.
Para representação parlamentar é necessária a eleição de candidatos vinculados com a linha política do executivo, porém, ao mesmo tempo, com postura independente frente ao governo e ao empresariado, uma vez que, os interesses de quem administra o estado burguês, nem sempre são consoantes com as pretensões dos trabalhadores. Precisamos eleger representantes que na hora dos conflitos de classes entre trabalhadores, patrões e governos, fiquem ao nosso lado. Só assim, conquistaremos: o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho, a regulamentação das terceirizações, a isonomia das condições de trabalho e salário, a garantia no emprego, o combate eficaz ao assédio moral, a valorização dos salários, benefícios e pensões, etc.
Analise, pesquise e reflita. VOTE COM CONSCIÊNCIA CLASSISTA!
*Jorge Barbosa de Jesus – presidente do Sindicato dos Bancários de Itabuna e funcionário da Caixa Econômica Federal
Nenhum comentário:
Postar um comentário