Itabuna mais uma vez está disputando o título de campeã nacional de infestação de criadouro do mosquito transmissor da dengue. No segundo ciclo, concluído na semana passada, foi constatado índice de larvas de 16,3%.
Isso significa que de cada 100 imóveis analisados quase 17 têm criadouros do mosquito da dengue, que no ano passado matou 9 pessoas no município. Mas, acredite, a situação já foi pior. No primeiro ciclo foi verificado índice de 22%.
Os bairros que mais preocupam são Califórnia, Nova Califórnia, Ferradas, Nova Ferradas e São Lourenço, que têm infestação superior a 20%. Este é o terceiro ano consecutivo que Itabuna apresenta o maior índice de infestação do país.
Em 2008 e 2009, o município registrou índice também em torno de 16%. No ano passado foram quase 15 mil casos de dengue. Neste ano, índice de infestação aumenta em Itabuna no momento em que o estado registra redução da doença de mais de 70%.
A maior preocupação das autoridades é que nesse período, por causa do clima frio, o índice de infestação deveria estar baixo. A situação pode levar Itabuna a uma nova epidemia durante o verão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário