sábado, 22 de maio de 2010

Eunápolis é beneficiada com várias ações do Governo da Bahia

O consumo de água de qualidade reflete diretamente na qualidade de vida de uma sociedade e o fornecimento regular do recurso hídrico permite o desenvolvimento das cidades com a ampliação das atividades econômicas. É nessa direção, que o Governo da Bahia criou o Programa Água Para Todos que tem o objetivo de levar água de qualidade a todos os baianos. Como parte das ações do programa, neste sábado (22), o governador Jaques Wagner assinou, em Eunápolis, a ordem de serviço para ampliação de abastecimento de água do município. Na obra, serão investidos R$ 13,4 milhões, beneficiando aproximadamente 100 mil pessoas.


A cidade cresceu e o sistema atual não contempa todos os bairros. Essa realidade será superada pela dona de casa Alessandra Gomes Santos, que vive com o marido e a filha de dois meses na comunidade Colônia, onde residem 3.375 pessoas. "Agora vai ficar mais fácil com a água na torneira diariamente, no banho, em tudo. Sem água é muito ruim fazer as coisas. Com filho pequeno, a gente precisa lavar roupa todos os dias", declara.


A notícia da ampliação da oferta de água também foi comemorada pela moradora Risolândia Gonçalves Costa. "Nós temos água, mas é pouca. E agora também vamos gastar menos dinheiro comprando remédio para as crianças que vão ter saúde para crescer. Porque a água da Embasa a gente sabe que é qualidade", enfatiza.


O diretor de engenharia e meio ambiente da Embasa, Carlos Pontes explicou que o projeto é amplo. Ele garantiu que a água atenderá aos mais rigorosos padrões de qualidade. "Faremos um novo sistema de abastecimento de água para toda a Eunápolis. Será construída uma nova adutora de água bruta, uma nova captação e uma nova estação de tratamento que vai oferecer o dobro de água que é disponibilizado para a cidade. A água que vai chegar nas residências estará de acordo com as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS)".


Juntamente com o prefeito José Oliveira, o governador Jaques Wagner e comitiva participaram de inaugurações de obras municipais, entre elas, uma escola, duas praças e um ginásio poliesportivo coberto.


"Oferecer água de qualidade, na minha opinião, é a melhor forma de dar saúde para todos e esse nesse ginásio, a população poderá desenvolver várias atividades melhorando ainda mais a saúde", reiterou Jaques Wagner aos moradores da localidade de Colônia.


Em Eunápolis, estão em construção 1500 unidades habitacionais, viabilizadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida. No local, famílias que possuem renda de até três salários mínimos, poderão ter o tão sonhado acesso à casa própria. Após visitar as obras dos três conjuntos habitacionais que estão em fase adiantada, Wagner ressaltou a necessidade dos gestores públicos acompanharem as obras. "Gosto de ver como as obras públicas estão sendo executadas. Já visitei mais de 360 municípios baianos. Somente essa semana, foram oito. A obra pública só é bem executada se tiver o acompanhamento da prefeitura, do Estado e do Governo Federal", reforça.


Uma outra demanda da região, atendida pelo governo estadual, é na área da Saúde. O Governo da Bahia assinou um convênio para a ampliação do Hospital Regional de Eunápolis, que é referência para os municípios vizinhos. Obras em infraestrutura também serão executadas na cidade pelo Estado. A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) irá realizar a pavimentação do trecho que liga a BR-101 aos bairros Itapoan, Santa Lúcia, Centauro e Antares.


Ao Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) caberá a pavimentação, assentamento de meio fio e iluminação do acesso a obra do presídio, que será inaugurado em breve, e aos bairros Alegria, Vila Oliveira, Rosa Neto, Arisvaldo, Bela Vista, Tiago, entre outros. As melhorias para o tráfego urbano estão orçadas em R$ 2 milhões.


Segurança - No próximo dia 02 de junho será realizada em Eunápolis a "Marcha contra o Crack". O governador Jaques Wagner elogiou a ação que, segundo ele, contribui com as políticas do poder público. "Nós realizamos concurso, colocamos policiais nas ruas, viaturas e precisamos de iniciativas como essa que oriente os jovens de forma positiva para evitar que eles entrem no mundo das drogas e do crime. É dessa forma que a sociedade precisa se organizar. Nos auxilia, e muito".


O organizador do Movimento "Drogas Nunca, Jesus Sempre", Valmir Feijó, ficou entusiasmado com a atenção que o líder do poder executivo baiano deu à iniciativa. "Eu achei sensacionais as palavras do governador. É a mesma fala que eu uso com os jovens", comentou.


Agenda - Após cumprir agenda em Eunápolis, o governador Jaques Wagner e comitiva seguiram para Jucuruçu. Na cronograma de trabalho, estão previstos a autorização à Conder para a construção da Praça Armindo Vieira, orçada em 200 mil reais e a Derba ficará responsável pela restauração e revestimento do trecho Itamaraju - Jucuruçu, na BA-284, com 97 quilômetros.


AGECOM

Nenhum comentário: