domingo, 23 de maio de 2010

Dilma sobe em todas as regiões e já empata com Serra no Sul

Em pouco mais de 30 dias, os eleitores “descobriram” Dilma Rousseff (PT) — e a corrida eleitoral sofreu uma reviravolta. O crescimento que levou Dilma a empatar com José Serra (PSDB) em 37% na pesquisa Datafolha se deu em quase todos os grupos de eleitores e em todas as regiões do país.
Há uma outra novidade na pesquisa. Agora, Dilma abriu larga vantagem sobre Serra quando se trata de disputar voto entre os eleitores que aprovam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em março, quando o presidente tinha 76% de aprovação no Datafolha, Dilma e Serra registravam 36% de intenção de voto cada um entre esses eleitores pró-Lula.

No levantamento deste mês, a história é outra. Lula repetiu os 76% de aprovação de março, mas Dilma passou a ter 45% entre esses eleitores — nove pontos a mais do que tinha em março. Já Serra recuou para 32% nesse grupo — ficando 13 pontos atrás da petista. A pré-candidata Marina Silva (PV) tem 10% de intenção de voto no universo pró-Lula.

Outro fato relevante que sustenta a alta de Dilma na pesquisa realizada nos dias 20 e 21 deste mês é ela ter melhorado seu desempenho em todas as regiões do país. A postulante do PT ao Planalto elevou suas taxas de intenção de voto de 7 a 9 pontos percentuais, dependendo da região.

No Sudeste, onde estão 44% dos eleitores brasileiros, Dilma perdia feio para Serra em abril — 45% a 26% —, mas a diferença despencou de 19 para sete pontos. Agora, enquanto Serra caiu para 40%, Dilma avançou até 33%. Em todas as outras regiões, Dilma está à frente ou empatada com Serra.

No Sul, a petista subiu nove pontos e foi a 35% das intenções. O tucano caiu dez pontos desde abril e está com 38%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, eles estão empatados. No Norte e no Centro-Oeste, regiões agrupadas pelo Datafolha, Dilma registra 40% das intenções de voto (mais nove pontos) contra 34% de Serra (menos oito).

Já no Nordeste, onde Lula é aprovado por 85%, Dilma registrou 44% das intenções de voto — alta de sete pontos. Essa foi a única região do país na qual Serra não perdeu votos: manteve seus 33%. Uma explicação possível são as viagens que o tucano fez a Estados como Bahia e Ceará nas últimas semanas.

No universo de eleitores mais pobres, com renda familiar mensal de até dois salários mínimos (R$ 1.020), Dilma teve uma alta de sete pontos percentuais, saindo de 29% em abril para os 37%. No mesmo período, Serra desceu de 42% para 37%. Esse grupo de eleitores de renda mais baixa representa 51% do universo total dos que votam no país. É também onde estão os de mais baixa escolaridade. Dilma sempre perdeu para Serra nesse segmento. Agora, pela primeira vez, eles aparecem empatados.

A candidata do PT ainda perde para Serra entre as mulheres, o eleitorado em que tem mais rejeição. Nesse segmento, o tucano tem 38%, e ela, 33%. Entre os homens, Dilma lidera, por 42% a 36%.

Outra novidade do novo Datafolha é que a taxa de conhecimento de Marina Silva subiu dez pontos em um mês. O período coincidiu com o lançamento da pré-candidatura da senadora e do anúncio de Guilherme Leal como seu vice. Em abril, o índice dos que diziam conhecer Marina era de 63%, e saltou para 73%.

Do Portal Vermelho

Nenhum comentário: