terça-feira, 18 de agosto de 2009

Idosos apresentam espetáculos no TCA

Mais de duas mil pessoas prestigiaram os espetáculos de dança, teatro e música apresentados por idosos que integram os grupos de convivência do Núcleo Interinstitucional de Ação Pró-idosos (Niapi) durante o 11º Encontro de Cultura da 3ª Idade, realizado nesta segunda-feira (17) no Teatro Castro Alves.

O evento faz parte do calendário anual de encontros das instituições que compõem o Niapi, organizados para ajudar a construir uma rede de cultura voltada para pessoas idosas.

As apresentações contaram com a participação de pessoas com faixa etária de 60 a 93 anos. Alguns dos espetáculos foram elaborados e financiados pelos próprios idosos, supervisionados por técnicos e coordenadores dos 13 grupos de convivência que participaram desta edição do evento.

“As apresentações elevam a autoestima dos idosos e fazem com que eles sejam protagonistas da sua própria história”, disse a professora de dança e coordenadora do encontro, Sílvia Cerqueira, que também se apresentou com 72 idosos no espetáculo Caravana da Alegria.

Além desse espetáculo, os idosos subiram ao palco para apresentar dança-do- ventre, pagode e samba-de-roda e ainda encenaram peças como A Vida de Esmeralda, que conta a história de uma idosa que é maltratada pelas filhas, ganha apenas dois salários mínimos de aposentadoria – dinheiro que investe na manutenção da casa – e ainda faz sozinha todos os trabalhos domésticos.

Cumprimento da lei


Para a gerontóloga Tânia Maltez, que faz parte da equipe que vai compor a Coordenação do Idoso da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), o evento, além de ressaltar o protagonismo das pessoas com mais de 60 anos, faz com que os idosos sejam mais valorizados dentro da sociedade e até mesmo dentro de suas próprias casas.

Segundo ela, o encontro serve para incentivar a autoestima e a independência dos idosos, “além de ajudar a romper paradigmas da sociedade em relação à velhice”.

De acordo com a presidente da Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Previdência Federal na Bahia, Belanísia Ribeiro, além de implementar ações que abram espaços para os idosos mostrarem seu talento e criatividade, o Encontro de Cultura da 3ª Idade cumpre com o Artigo 20 do Estatuto do Idoso, que estabelece que “o idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade”.

Ao todo, o Niapi é composto por 123 instituições. Nesta edição do evento foram apresentados os espetáculos Recordar é Fazer História, Arca de Noé, SOS Natureza, Dança Oriental, Caravana da Alegria, No Agito das Coroas, Como as Borboletas, Samba-de-roda, Dançando Pagode, Caminho das Arábias, A Vida de Esmeralda, Dançando para a Vida e Quem é Rei Nunca Perde a Majestade.

.

Nenhum comentário: