sábado, 6 de dezembro de 2008

Transporte Escolar - Informações



Por Ricky Mascarenhas

Essa semana, fazendo meu habitual serviço de transporte escolar, fui entrevistado na porta do colégio Adventista de Itabuna, a respeito de transporte escolar, e o trânsito na porta das escolas.
O mais interessante é que terminada a entrevista, eu, a repórter, e o cinegrafista Mauricio Katita, profissional da mais alta competência, continuamos conversando sobre o assunto.A seguir:

Transporte Escolar:
É um Serviço, de muita responsabilidade. Exige-se acima de tudo caráter de quem oferece. Responsabilidade, tranquilidade, e facilidade de desenvoltura nas mais diversas situações. Quem faz o transporte legalizado, como eu, tem que passar por várias etapas:
Credenciamento no Detran, Aprovação da vistoria do veículo, onde se exige, de tudo, pagamento de taxas, carteira de habilitação específica, plotagem com o nome ESCOLAR, treinamentos etc.

Além de tudo isso, quero deixar bem claro, que concordo plenamente com estas exigências, o transporte tem que ter um(uma) monitor(a) ou ajudante do transporte escolar. Qual a função ? Abrir e fechar a porta, descer pra deixar, e pegar o aluno dentro da escola, e tentar acalmar os "ânimos" dos alunos mais "danados", isso pra não atrapalhar o motorista.

O mais desagradável, é que existem em Itabuna. vários carros comuns fazendo transporte escolar. Mas um número muito grande realmente. Alguns, no dia a dia do serviço tive a oportunidade de conhecer, e reconhecer, qualidades, como caráter e responsabilidade que citei acima. Mas nem por isso deixa de ser "ILEGAL". Estes "ilegais" não são abordados por Blitzes, pois os agentes de trânsito só abordam quem tem "FAIXA ESCOLAR". Eles alegam que não tem como saber que realmente estão fazendo transporte. Interessante essa desculpa. Mas então porque parar quem tem Faixa, que certamente estará legal ? Pra perder tempo, pra atrasar o serviço ? Não sei ao certo, mas muita coisa tem que ser revista nessa questão. Tem gente fazendo transporte, com carro popular, levando 11 crianças de uma só vez. Pois é 11 crianças, como pode isso ? Uma sentada no colo da outra.

Aliado a tudo isso, vem o compromisso. Se seu Carro tem algum defeito, você não se pode se dar ao luxo, de parar, tem que conseguir outro veículo, e continuar com o transporte, e quando tiver um tempinho, por o seu no mecânico. Ainda tem a tal da inadímplência que é um fator em todos os setores da sociedade, não tem jeito mesmo. A solução é procurar identificar os clientes certos. Agora, imagine, um dia de sol forte, em pleno meio dia, o trânsito enlouquecedeor, e as crianças gritando e pulando dentro do carro de um lado pro outro. Chega a ser engraçado.

Mesmo assim, informo a quem quiser fazer este serviço, procure estar sempre legalizado, procure o Detran, se credencie, coloque a faixa, habilite-se na Carteira "D", porque muitos pais não se importam de qualquer um fazer o serviço, não se importam de uma pessoa sem referências e descredenciada levar e trazer seu filho ou filha da escola, mas no entanto, a maioria se preocupa, e muito com isso. Procure também manter sempre contato com os pais, informando sobre o comportamento dos seus filhos, não só as queixas, mas os que eles fazem de bom também, pais adoram que elogiem seus filhos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Trabalhar com transporte escolar requer uma dose extra de responsabilidade, dedicação e paciência. Exercer a atividade por achar que é um trabalho mais calmo ou coisa do tipo é um erro fatal.

Infelizmente a imagem do condutor escolar em muitos lugares ainda é a seguinte: “senhor ou senhora de meia idade que exerce a atividade para preencher seu tempo”.

Tenho observado a mudança que vem sofrendo nosso ramo e acredito que se tornará, dentro de 10 a 15 anos, uma atividade de fundamental importância para ambos: escolas e pais.

Quantas escolas teriam fechado as portas se nós não levássemos seus alunos? Quantos pais largariam ou mudariam de emprego se não estivéssemos presentes?

A palavra chave é: PROFISSIONALIZAÇÃO

Corra atrás de melhorias. Procure conversar com outros condutores. Leia e se informe sobre as atualizações nas leis e de novos procedimentos. Enfim, seja um pouco mais do que os outros para não ser apenas mais um.

Mas como tudo tem 2 lados, ainda não temos o devido reconhecimento e respeito.

•Por que locadora de veículos não paga IPVA?
•Por que taxi tem tantas facilidades?
•Por que pagamos tantas taxas e impostos e vemos inúmeros veículos “irregulares” atuando sem nenhuma fiscalização?
•Por que temos que ser “PERFEITOS”? Se tomar uma multa, você vai entender o que quero dizer.
•Por que o código de trânsito é tão rígido com a categoria?
•Por que os pais que utilizam veículos “irregulares” não sofrem as penalidades previstam em lei? Ora.. eles tem o dever de manter as crianças longe de qualquer negligência.
Embora haja tantas adversidades para o transporte escolar, amo minha profissão e não largo por nada nesse mundo. Sou feliz no que eu faço. Tenho tempo para acompanhar meus filhos na escola. Leva-los ao futebol e natação e trabalho com minha esposa.

Tudo tem 2 lados. Mas quando você começa, se apaixona e não larga mais.

Um grande abraço,
tio rogerio