segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Consulta ao sétimo lote de restituição do IR a partir desta segunda-feira




Começou às 8h desta segunda-feira a consulta ao sétimo lote de restituição do Imposto de Renda de 2008. Segundo o Fisco, 450 mil pessoas terão direito a restituição, que somará R$ 733 milhões. O dinheiro estará disponível a partir do dia 15. A consulta poderá ser feita no site da Receita Federal ou pelo telefone 146.

Neste lote, serão liberadas 451.062 restituições. O valor pago será corrigido em 8,23%, equivalente à variação da taxa Selic de maio a novembro mais 1% da correção de dezembro. O contribuinte precisa apenas do número do CPF para consultar a restituição, que será depositada diretamente na conta indicada na declaração do IR.

Quem não informou o banco ou estiver com problemas para o recebimento poderá solicitar o pagamento em qualquer agência do Banco do Brasil ou através do BB Responde - telefone 4004-001 nas capitais ou 0800-729-0001 nas demais localidades, com serviço de ligação gratuita.
Quem não estiver neste último lote é sinal de que teve sua declaração retida na malha fina do Fisco. A Receita Federal pode deixar o contribuinte nesta situação, para apuração mais detalhada dos dados fiscais, por até cinco anos. Neste período, o dinheiro da restituição fica retido.

Entretanto, o contribuinte pode se antecipar ao Leão e corrigir eventuais problemas que levaram a declaração à malha fina. Para isso, é necessário, primeiro, saber os motivos que levaram à retenção da declaração. Isso pode ser feito no site da Receita. É necessário o número do CPF do contribuinte e o número do recibo da declaração do Imposto de Renda. Com isso, o contribuinte poderá providenciar a restituição ou procurar uma das agências do Fisco para resolver o problema, para liberar mais rapidamente a restituição.



do G1

Nenhum comentário: