Com o slogan “Inovar para competir. Competir para crescer”, a presidenta da República, Dilma Rousseff, lançou ontem (2/8) o Plano Brasil Maior, a nova política industrial, tecnológica, de serviços e de comércio exterior do governo federal.
Idealizado para o período 2011-2014, o plano tem o objetivo de aumentar a competitividade da indústria nacional, a partir do incentivo à inovação tecnológica e à agregação de valor.
Com o Plano Brasil Maior, o Governo Federal estabelece a sua política industrial, tecnológica, de serviços e de comércio exterior para o período de 2011 a 2014.
Focando no estímulo à inovação e à produção nacional para alavancar a competitividade da indústria nos mercados interno e externo, o país se organiza para dar passos mais ousados em direção ao desenvolvimento econômico e social. Ao mobilizar as forças produtivas para inovar, competir e crescer, o Plano busca aproveitar competências presentes nas empresas, na academia e na sociedade, construindo um país mais próspero e inclusivo.
O Plano Brasil Maior integra instrumentos de vários ministérios e órgãos do Governo Federal cujas iniciativas e programas se somam num esforço integrado e abrangente de geração de emprego e renda em benefício do povo brasileiro.O Plano estabelece um conjunto inicial de medidas, que serão complementadas ao longo do período 2011-2014 a partir do diálogo com o setor produtivo. Destacam-se:
• desoneração dos investimentos e das exportações;
• ampliação e simplificação do financiamento ao investimento e às exportações;
• aumento de recursos para inovação;
• aperfeiçoamento do marco regulatório da inovação;
• estímulos ao crescimento de pequenos e micronegócios;
• fortalecimento da defesa comercial;
• criação de regimes especiais para agregação de valor e de
tecnologia nas cadeias produtivas ; e
• regulamentação da lei de compras governamentais para estimular a produção e a inovação no país.
Clique aqui para ver a cartilha completa do Plano Brasil Maior.
Por Carlos Mascarenhas
Originalmente publicado no Blog da Consultic
Nenhum comentário:
Postar um comentário