O novo terminal da Petrobras terá capacidade para regaseificar 14 milhões metros cúbicos de gás por dia e vai assegurar a injeção de gás natural no maior estado consumidor deste combustível do Nordeste. Segundo a estatal, a obra deverá ser iniciada em março de 2012 e concluída em agosto de 2013, tendo um índice de nacionalização de 80%.
Hoje, o país já conta com os terminais de Gás Natural Liquefeito (GNL) de Pecém (CE), com capacidade de regaseificação de 7 milhões m³/dia, e da Baía de Guanabara (RJ), com capacidade de regaseificação de 14 milhões m³/dia. A partir de setembro de 2013, quando o TRBA entrar em operação, o Brasil terá capacidade de regaseificar 35 milhões m³/dia, volume maior que o importado da Bolívia pelo gasoduto que liga aquele país ao Brasil.
O terminal será instalado na Baía de Todos os Santos, a 4 km a oeste da Ilha do Frade, e se interligará com a malha de gasodutos em dois pontos: o primeiro na malha da Bahia, em Candeias, e o segundo na altura do quilômetro 910 do Gasoduto Cacimbas-Catu, trecho do Gasene.
Do DCI
Nenhum comentário:
Postar um comentário