quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Mutirão do Diabético acontece no Sábado 13

Mutirão do Diabético de Itabuna terá
orientação, prevenção e exames

Será realizado neste sábado, dia 13, o Mutirão do Diabético de Itabuna, promovido há seis anos pelo Hospital de Olhos Beira Rio e pela Associação dos Diabéticos de Itabuna (Asdita), que em 2010 conta com participação da Prefeitura Municipal de Itabuna e TV Cabrália/Record News, além do Lions Clube Itabuna, Universidade Estadual Santa Cruz, Santa Casa de Misericórdia, Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, Bahiagás e segmentos da sociedade organizada.

O Mutirão do Diabético de Itabuna será dividido em três vertentes. A primeira parte do projeto é constituída de uma Feira de Saúde, Educação e de Serviços de Diabetes, que acontece na Praça Rio Cachoeira, com a prestação de serviços como medidas antropométricas, pressão arterial, dois mil testes de glicemia capilar, avaliação endocrinológica, oficina do pé diabético, oficina nutricional, avaliação bucal, auto-monitorização, aplicação de insulina, saúde e lazer e avaliação bucal.

Durante a Feira de Saúde também serão oferecidos serviços como orientação cidadã (OAB, INSS, serviço social), educação física (ginástica e alongamento), palestras, orientação psicológica (anti-stress), orientação para doenças cardiovasculares, atividades lúdicas, entre outras. O público alvo é composto de diabéticos e familiares ou pessoas da sociedade que queiram obter informações sobre a doença.

PACIENTES DIABÉTICOS
A segunda parte do Mutirão é exclusiva para pacientes diabéticos, composta pelo atendimento médico e acontece no do Hospital de Olhos Beira Rio, com exames do fundo de olho com pupila dilatada, do pé diabético, tratamento a laser da retina no mesmo dia nos pacientes graves com indicação, sendo que os pacientes são examinados pelo grupo de nefrologia, que avalia a função renal e a pressão arterial e medida da cintura abdominal. Estes pacientes, que passam pelo exame a laser, são submetidos a avaliação bioquímica. Nesta parte do Mutirão a capacidade de exame é de aproximadamente 1500 pacientes diabéticos.
A terceira parte do projeto é constituída de um ato público de celebração do Dia Mundial do Diabetes, com a presença do prefeito Capitão Azevedo, secretários municipais e secretário de Saúde da Bahia Jorge Solla. Serão soltas no ar 1500 bolas azuis e , músicos regionais farão um show beneficente para os diabéticos e voluntários. O evento será transmitido ao vivo para todo Nordeste pela TV Cabrália/ Record News, no programa Alerta no Mutirão. A TV Cabrália, de maneira inédita no Brasil, há quase um mês vem fazendo uma campanha em massa com repórteres da Record News Nacional, além de convidados, vestindo a camisa do "Unidos pelo Diabetes".

ITABUNA AZUL

Como parte da campanha Mundial do Diabetes, na qual o mutirão itabunense está inserido, já estão iluminados de azul, cor oficial do movimento, vários marcos da cidade de Itabuna, tais como Hospital de Olhos Beira Rio, torre da TV Cabrália Record News, Catedral São Jose, Igreja Maria Gorete, FTC, Praça José Bastos, Torre do Hipermercado Itão, Ponte do São Caetano, CIAM, LAP Laboratórios, Clínica Metabólica, obelisco do LIONS, Rotary Clube, UNIMED, além de casas e prédios residenciais.

O Dr. Rafael Andrade, idealizador e coordenador do Mutirão do Diabético, destaca que “vamos promover um grande momento de união a causa e de fortalecimento contra esta doença que tanto machuca nos familiares e amigos”. O evento das 8 as 15 horas, na Praça Rio Cachoeira. Mais informações no site: www.mutiraododiabetico.com.br .

Por Daniel Thame

Nenhum comentário: