Entidades do Movimento Negro na Bahia e representantes dos partidos que formam a coligação “Pra Bahia Seguir em Frente” realizaram a Caminhada da Igualdade entre o Campo Grande e a Praça da Piedade, na tarde desta quinta-feira (30), para chamar a atenção da população à luta da igualdade por direitos. Pelo menos duas mil pessoas participaram da caminhada.
O evento contou com a participação, entre outros, de representantes do Olodum, Malê de Balê, os Negões, Muzenza, Cortejo Afro, Okambi, Afoxé Filhos do Congo, Ilê Aiê, União de Negros pela Igualdade (Unegro) e Coletivo de Entidades Negras (CEN). Candidatos à Câmara Federal e à Assembléia Legislativa da coligação, também, participaram da caminhada.
“O governo Wagner avançou muito ao aumentar a representatividade do povo negro dentro da gestão estadual, mas é preciso avançar cada vez mais. Consideramos que é necessário tirar do papel a lei que obriga o ensino da história africana nas escolas públicas e particulares. Implementar uma política pública para saúde voltada para a população negra que sofre de doenças específicas, a exemplo da anemia falciforme e hipertensão, além de investir na qualificação profissional”, declara Ivonei Pires, secretário estadual de combate ao racismo do PT. Uma das propostas da coligação é criar a vaga para um representante da Secretaria de Promoção de Igualdade (Sepromi) no Conselho Estadual da Segurança Pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário