terça-feira, 28 de setembro de 2010

Ronda nos Bairros chega ao Baianão e a distritos de Porto Seguro

A partir desta segunda-feira (27), Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, conta com um o Programa Ronda nos Bairros nas ruas do Complexo Baianão, o lugar mais populoso da cidade com cerca de 50 mil habitantes. O programa está sendo implantado, também, nos distritos de distritos de Vera Cruz e Arraial d’Ajuda.

Pólo turístico de renome internacional, Porto Seguro é a quinta cidade baiana que passa a contar com o reforço no policiamento, as outras são Salvador, Feira de Santana, Itabuna e Vitória da Conquista. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a chegada do Ronda nos Bairros no extremo-sul faz parte do plano de interiorização das ações de segurança pública.

“Queremos ampliar as atividades de uma polícia que tenha como filosofia a política de proximidade com o cidadão, agindo dentro da comunidade, em constante diálogo com a população local”, explicou o superintendente de Ações Policiais Integradas, delegado federal Expedito Teixeira. Para o trabalho em Porto Seguro, 83 policiais foram preparados, por meio do Curso Básico de Capacitação.

Todos receberam os certificados do curso antes da cerimônia de lançamento do programa, em solenidade na Igreja Missionária Unida, localizada no Baianão, com as presenças do secretário da Segurança Pública, César Nunes, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nilton Mascarenhas, dentre outras autoridades.

O curso de preparação dos policiais aconteceu entre os dias 20 e 22 deste mês, com duração de 25 horas-aula. Os policiais tiveram treinamento intensivo em direitos humanos, relações interpessoais e prestação comunitária de serviço. “Cada policial tem um cartão em que registra visitas a residências e a casas comerciais seguindo a orientação de aproximação com a comunidade”, explicou Expedito Teixeira.

Os policiais serão aquartelados na 2ª Companhia da Polícia Comunitária – Baianão. As rondas serão feitas durante 24 horas, por meio de quatro viaturas equipadas com celulares especiais, para os quais a população poderá ligar diretamente. Os telefones serão divulgados para toda a comunidade através a distribuição de ímãs de geladeira.

Nenhum comentário: