quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Governo Wagner aumentou em 131% as cirurgias eletivas de média complexidade

Dados divulgados nesta quarta-feira (29) pelo Ministério da Saúde dão conta de que o governo Wagner aumentou em 131% o número de cirurgias eletivas de média complexidade realizadas entre janeiro de 2007 e julho de 2010, comparando-se com o período de janeiro de 2003 a dezembro de 2006.

Essas cirurgias, 71,6 mil realizadas no atual governo em pacientes de 402 municípios baianos, tiveram um custo de R$ 37,8 milhões, enquanto as 30,9 mil do governo passado custaram R$ 9,1 milhões. Os recursos são gerados por convênios entre o ministério, governo estadual e municípios.

O secretário da Saúde da Bahia, Jorge Solla, disse que esse aumento no quantitativo de cirurgias eletivas continuará crescendo na próxima administração estadual, por força de novo convênio, e se trata de um serviço de saúde pública importante. Ele esclarece que não são casos de urgência, mas de hérnia, catarata, otorrrinolaringologia, varizes e ginecologia, entre outros diagnósticos: “São cirurgias que precisam ser feitas, sob pena de comprometer a qualidade de vida do paciente e, às vezes, a própria vida”, afirmou.

Nenhum comentário: