“Homofobia, fora daqui! Por uma Bahia sem racismo, machismo e homofobia”. Este é o lema da nona edição da Parada do Orgulho LGBT – Lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros – da Bahia, que acontece neste domingo em Salvador. A concentração será no Campo Grande, de onde o desfile parte pelas ruas do Centro a partir das 15h. O movimento estudantil participa do evento com o Bloco dos Estudantes.
Comando pela União Nacional dos Estudantes (UNE), União de Estudantes da Bahia (UEB), Associação Baiana dos Estudantes Secundaristas (ABES) e a União Baiana Dos Estudantes Secundaristas (UBES), o Bloco dos Estudantes participa da Parada Gay de Salvador desde 2006. “Todos os anos fazemos questão de colocar um trio na Parada para mostrar o envolvimento do movimento estudantil com a luta pelos direitos do público LGBT. Esta é uma forma de apresentar nossas ideias para um público diverso e colaborar com a luta contra a homofobia”, destacou o presidente da UEB, Vladimir Meira.
Segundo Meira, o movimento estudantil busca ainda participar de todos os debates em torno da questão dos direitos dos homossexuais e da organização do evento. “Defendemos a bandeira do enfrentamento ao preconceito e do respeito à diversidade sexual não apenas durante a Parada Gay. Esta é uma luta que se faz o ano inteiro. Por isso, estamos sempre fazendo intervenções políticas nos diversos debates sobre a questão que acontecem em Salvador”, completou.
A 9ª Parada do Orgulho LGBT é um momento festivo, mas também de protesto pelo fim da violência homofóbica na Bahia e no Brasil. De acordo com dados do Grupo gay da Bahia (GGB), em 2009 198 homossexuais foram assassinados no Brasil. Na Bahia, foram 25 assassinatos, sendo 21 gays, 3 travestis e 1 lésbica. A concentração do evento na Praça do Campo Grande acontece a partir das 11hs e o desfile começa às 15h, em direção a Praça Castro Alves, retornando ao Campo Grande, onde acontece um grande show de encerramento às 21h.
do Portal Vermelho
Nenhum comentário:
Postar um comentário