terça-feira, 8 de março de 2011

Mudança do Garcia: Super Homem não maltrata mulher

A deputada federal Alice Portugal engrossou o coro na Mudança do Garcia pelo fim à violência contra a mulher. Ao lado dos militantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a parlamentar, que foi uma das redatoras da Lei Maria da Penha, defendeu a emancipação econômica para combater a opressão da violência doméstica. A mobilização faz parte das celebrações pelo 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.

“Ao lado de todo o aparato repressivo legal, a emancipação da mulher está na ordem do dia para combater a violência. É comum que elas registrem uma queixa na segunda e a retirem na quarta-feira porque não têm o que dar de comer para os filhos. Portanto, é fundamental criar mecanismos para emancipação econômica desta mulher, para garantir soluções iniciais que lhe faça crescer na perspectiva profissional e lhe dê chances de desenvolvimento e independência”, salientou Alice.

De acordo com a deputada, neste Mês da Mulher, a Bancada Feminina da Câmara dos Deputados estará articulada para incluir na pauta de votação projetos que tratam da equidade de gêneros no mercado de trabalho. “No Brasil, as mulheres ainda ganham 33% menos que os homens. Por isso, queremos garantir a igualdade nas oportunidades de emprego entre homens e mulheres”, explica Alice Portugal.

O Projeto de Lei 6653/09, de sua autoria, deve ser votado pelo Plenário no próximo dia 15. “Não se trata de cotas, mas de mecanismos que favoreçam a ascensão feminina”, explica a Alice. A deputada ressalta ainda que a mulher que depende exclusivamente do parceiro não tem, muitas vezes, poder de decisão sobre sua própria vida familiar. “O poder econômico é uma das ‘bolas-mestras’ da emancipação feminina”, afirma.

Nenhum comentário: