terça-feira, 28 de setembro de 2010

SSP potencializa inteligência policial atuando de forma integrada

Maior integração e intensificação dos trabalhos de inteligência entre as policias Civil, Militar e Técnica no combate a criminalidade. Este é o objetivo da nova política do governo baiano que, em 2009, criou em Salvador o conceito de Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp), que agora está sendo ampliado para a Região Metropolitana e mais 33 cidades do interior do estado.

A Secretaria de Segurança Pública informou nesta segunda-feira (27) que no mês de agosto passado foram criadas cinco Aisp na RMS, beneficiando praticamente todos os municípios. Elas funcionam como centros de referência e atuam em áreas territoriais específicas. Em Salvador foram criadas outras 21, sendo que 16 delas já foram implantadas.

A divisão das áreas de atuação territorialmente estabelecidas, de acordo com a SSP, permite um planejamento conjunto das ações, além de favorecer as atividades operacionais. “A ampliação do projeto Aisp para a RMS e o interior levou em consideração os territórios de identidade, indicadores de criminalidade das regiões, especialmente os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), a densidade demográfica, vias de acesso e barreiras naturais, dentre outros”, explicou o superintendente de Ações Integradas da SSP, Expedito Teixeira.

Esse modelo de ação já foi implantado no Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Minas Gerais e se soma ao Plano de Proteção ao Cidadão, lançado em julho, que engloba diversas operações especiais, em realização em Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Porto Seguro e Vitória da Conquista.

Comandantes, coordenadores regionais e delegados titulares, designados para coordenação das Aisp, trabalharão seguindo uma gestão participativa na identificação e resolução dos problemas locais, em parceria com as comunidades dessas áreas. A partir do conceito das Aisp, veículos, armamento, comunicação, munição, treinamento, além de ações sociais e de prevenção, terão a operacionalização articulada com outras secretarias ou órgãos municipais e federais.

Nenhum comentário: