domingo, 23 de maio de 2010

Passione


Ai está no ar mais uma ocasião para comunidade italiana mostrar sua face apoiada da mais uma novela com fundo italiano. Passione (paixão), come nós Italianos temos para comida, roupa, azzurra, mulher, amor, “Passione per la vita” .

A estreia de Passione marca mais uma investida da teledramaturgia na temática italiana. A nova novela do horário nobre da Globo vai unir a Itália e o Brasil novamente para contar a saga de Totó (Tony Ramos), um italianos que vive na região da Toscana com a família e depois descobre ter sido retirado de sua mãe, a rica Bete Gouveia (Fernanda Montenegro), uma mulher rica e cujo patrimônio financeiro é disputado a tapas pelo filho Saulo (Werner Schunemann) e pela inescrupulosa empregada Clara (Mariana Ximenes), que vai se envolver com Totó de olho na gorda herança.

O fascínio do Brasil pela Itália não vem de hoje. Uma das primeiras novelas a focar sua história no famoso país foi Nino, O Italianinho, que foi ao ar de maio de 1969 até julho de 1970. Produzida pela TV Tupi, foi escrita por Geraldo Vietri e Walter Negrão, e contou com direção de Geraldo Vietri. Na trama, Nino (Juca de Oliveira) é um imigrante italiano que tem um açougue no bairro do Bixiga, em São Paulo. Apaixonado por sua vizinha Natália (Bibi Voguel), que está interessada no rico Renato (Wilson Fragoso), Nino demora a perceber que a meiga e tímida Bianca (Aracy Balabanian) morre de amores por ele.
 
Relembre mais algumas tramas em que o sotaque italiano caminhou lado a lado do brasileiro:

Os Imigrantes (1981)  
Produzida pela Rede Bandeirantes, foi exibida de abril de 1981 a junho de 1982, teve roteiro de Benedito Ruy Barbosa, Wilson Aguiar Filho e Renata Pallottini e direção de Atílio Riccó, Antonio Abujamra, Henrique Martins e Emílio di Biasi. Conta a saga dos imigrantes que ajudaram a construir o Brasil, mostrava essas pessoas deixando seus países de origem em busca de uma vida melhor. Os personagens protagonistas da história são três homens de nacionalidades diferentes, mas homônimos. Destaque para o personagem de Antônio de Sálvio (Herson Capri) como o italiano que quer se casar com a filha de um rico fazendeiro.

A Próxima Vítima (1995)
Escrita por Sílvio de Abreu com colaboração de Alcides Nogueira e Maria Adelaide Amaral, A Próxima Vítima foi exibida de março a novembro de 1995, tornando-se um dos maiores fenômenos da televisão. O último capítulo parou o Brasil para saber quem era o misterioso assassino Opala preto que aterrorizava os personagens. Com direção de Jorge Fernando, Rogério Gomes e Marcelo Travesso, a novela pode ter dado o pontapé inicial das ligações fictícias Brasil-Itália que viriam a seguir. No epicentro dessa trama de mistério e morte, estavam a rica família Ferreto, italiana, tradicional e conservadora, encabeçada pela rígida Filomena Ferreto (Aracy Balabanian, em atuação impecável), e a famílias Rossi e Mestieri, encabeçadas pelos italianos Ana e Juca, interpretados por Suzana Vieira e Tony Ramos.

O Rei do Gado (1996)  
O Rei do Gado, produzida pela Rede Globo e exibida de junho de 1996 a fevereiro de 1997, também foi escrita por Ruy Barbosa e teve a colaboração de suas filhas Edmara e Edilene Barbosa. Com direção de Carlos Araújo, Emílio di Yoshi e José Luiz Villamarim, teve direção geral e de núcleo de Luiz Fernando Carvalho (o mesmo do belo longa Lavoura Arcaica) para mostrar a saga de amor e ódio que envolvia Bruno Mezenga (Antônio Fagundes), um rico fazendeiro descendente de italianos que se apaixonava por uma sem-terra (Patrícia Pillar) em uma trama repleta de vingança, ódio e amor entre as família Mezenga e Berdinazzi.

Terra Nostra (1999) 
Rei do Gado deu muito certo e, três anos depois, lá estava a Rede Globo com mais uma história italiana. Terra Nostra estreou em setembro de 1999 e terminou em junho de 2000 com roteiro dele, claro: Benedito Ruy Barbosa, novamente com colaboração das filhas Edmara e Edilene. Como diretores, Marcelo Travesso e Carlos Magalhães dividiam a função, que tinha direção geral e de núcleo de Jayme Monjardim para contar a história sofrida e cheia de reviravoltas dos apaixonados Matteo (Thiago Lacerda) e Giuliana (Ana Paula Arósio) que, ao desembarcarem no Brasil, vão passar por fortes adversidades para terem o seu "felizes para sempre" decretado.

Esperança (2002) Com um intervalo ainda menor, dois anos depois a rede Globo estreia Esperança, outra saga italiana, que vai ao ar de junho de 2002 a fevereiro de 2003. Com trama inicialmente escrita por, claro, Benedito Ruy Barbosa, a trama continou a ser desenvolvida por Walcyr Carrasco, Edmara e Edilene Barbosa, e Thelma Guedes. Na direção, Emílio di Biasi e Marcelo Travesso eram coordenados pela direção geral de Luiz Fernando Carvalho e Carlos Araújo, e núcleo do próprio Carvalho. Sem atingir altos índices no Ibope, a novela contava a história de amor dos italianos Toni (Reynaldo Gianecchinni) e Maria (Priscila Fantin) que tentam embarcar para o Brasil, mas Maria é impedida pelo pai e o rapaz promete voltar para buscá-la. Grávida de Toni, ela é forçada a se casar com Martino (José Mayer). No Brasil, Toni é acolhido por uma família e se envolve com a judia Camilli (Ana Paula Arósio). Maria fica viúva, criando um triângulo amoroso com Toni e Camilli.

Poder Paralelo (2009) Televisionada de abril de 2009 a março deste ano, Poder Paralelo da Rede Record foi baseada no livro Honra ou Vendetta, que Silvio Lancellotti escreveu há 18 anos e trata das relações da máfia siciliana e os conflitos do narcotráfico. De autoria de Lauro César Muniz, a novela conta a história de Tony Castellamare (Gabriel Braga Nunes), um brasileiro de origem italiana que é suspeito de ligações com a máfia italiana e vê sua esposa e filhas serem mortas em uma explosão. Ao descobrir que a ordem para matá-lo veio do Brasil, Tony decide vingar-se e se hospeda na casa dos pais, os italianos Don Caló (Gracindo Jr.) e Mamma Freda (Lu Grimaldi).

Fonte: http://www.terra.com.br
http://passione.globo.com
 

Um comentário:

Fátima Zanin disse...

A relação com a Italia é muito grande,pois para o Brasil vieram muitos imigrantes que aqui se estabeleçera,sempre esses personagens relacionados com imigrantes fazem sucesso.